Época de Renovação


Chegamos a mais uma virada de ano e nessa época é muito comum surgirem as mais variadas emoções.

É época de fazer a retrospectiva de mais um ano que se completa, época de levantar as perdas e contar os sucessos. Diante desse cenário, as emoções podem ser de felicidade e prazer pelas conquistas, como também de tristeza e insatisfação quando olhamos para trás e o que se enxerga é apenas uma folha em branco.

Quando trazemos para o racional, sabemos que pouca coisa muda com as festas de final de ano, com a passagem de Natal e da virada do ano, mas simbolicamente e culturalmente criamos uma expectativa em cima do que se passou e do que há por vir.

Época de promessas a serem cumpridas, metas e serem atingidas, sonhos e serem conquistados e mais uma vez também da autossabotagem.

Todo esse turbilhão de emoções causado pelas festas de fim de ano, cria uma certa ansiedade, que para muitos é percebido com o sentimento de fracasso, já que as metas e objetivos não foram alcançados, outras percebem como medo do novo, medo de recomeçar, e alguns percebem como missão cumprida.

Essa passagem que simbolicamente fazemos na noite de Réveillon, é como uma oportunidade de nascimento para o despertar da consciência e do autoconhecimento, uma oportunidade de encararmos a vida como de fato é, sabendo que pela frente teremos que transpor dificuldade que nos trarão experiência e crescimento, vitórias que nos trarão a sensação de plenitude e felicidade.

É tempo de encerramento de ciclos, e quando falamos em encerramentos, também estamos falando de inícios, uma oportunidade de fazer diferente, que mudar algo, de conhecer, crescer e descobrir o verdadeiro ser que existe em cada um.

E o mais bonito de se ver é a chama da esperança que brilha ainda mais nesta época, a esperança de uma vida melhor, completa, satisfeita, realizada, equilibrada.  

Você tem mais uma vez a oportunidade de ser o protagonista da sua vida, tomando as rédeas e a responsabilidade pelas escolhas feitas. 


Por Sérgio Costa - Psicanalista

Comentários